Notícias & Dicas

ACELERE SEU METABOLISMO

30/4/2012

Conheça as atividades físicas que aceleram o metabolismo.


EPOC que quer dizer "excess post excersise oxygen consumption", ou, em tradução livre, "consumo excessivo de oxigênio após o exercício". Durante a prática de exercícios mais intensos, a utilização do oxigênio é tão grande que o metabolismo acelera pra valer e, mesmo depois do fim do treino, o corpo não volta à situação anterior de repouso imediatamente. 

Simplificando, "O EPOC é o intervalo que o organismo leva para se recuperar e retornar aos níveis energéticos de repouso", explica Raquel Reis, membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainer (RJ).
 
"Nessas ocasiões, o organismo ainda continua queimando calorias por um bom tempo, mesmo se a pessoa já estiver descansando", garante Gabriel Signorelli, personal trainer da Academia BodyTech (RJ). Durante o EPOC, o gasto calórico pode se manter a 15% acima do normal, mesmo se estivermos em repouso. É claro que o nível varia bastante de um exercício para outro".

Musculação

A modalidade lidera o ranking das atividades físicas que mais queimam calorias após o término da prática. Uma hora de treino com intensidade moderada pode queimar cerca de 300 calorias. Seu EPOC normalmente dura de 12 a 24 HORAS, podendo chegar até a 36 ou 48 HORAS (pasme!), dependendo da intensidade, ou seja, do tempo de treino e da carga utilizada. Os exercícios resistidos também trazem outros benefícios, mesmo que a prática não ultrapasse os 30 minutos diários: melhora do condicionamento físico e da postura e aumento da massa magra e do tônus muscular. No entanto, nessa atividade os efeitos do EPOC se prolongam em médio e longo prazo, depois de alguns meses treinando.

Corrida

Ela vem em segundo lugar nesse ranking importantíssimo para quem quer mudar radicalmente o corpo. Esse tipo de exercício trabalha principalmente o sistema cardiovascular e, por isso, é ideal para queimar muuuitas calorias. Trinta minutos de atividade em ritmo intenso, diariamente, mantendo a frequência cardíaca em 80%, é o bastante para perder, em média, 450 calorias. E o melhor: após o término do treino, o corpo continua em plena atividade por até OITO HORAS! Além disso, logo nas primeiras semanas de prática você já vai notar muitos outros benefícios: melhora do condicionamento aeróbico, mais disposição para as atividades diárias e um superalto-astral!

Lutas 

Ocupando o terceiro lugar do pódio temos as lutas, como o boxe e o muay thai. Elas mobilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo, o que leva a um gasto calórico bem alto. Praticando por cerca de 60 a 90 minutos, em uma intensidade entre moderada e forte, a atividade promove um gasto médio de 800 calorias e ainda faz que o organismo continue queimando as gordurinhas em ritmo acelerado por até CINCO HORAS após o treino. De quebra, a atividade turbina a saúde, aumenta o condicionamento cardiovascular, a resistência muscular, a agilidade e a coordenação motora. 

Bike ou transport

Pedalar ou fazer transport por no mínimo 30 minutos, com a frequência contínua elevada a 80%, faz que o seu corpo continue gastando calorias por até TRÊS HORAS depois de terminada a atividade, o que aumenta a frequência cardíaca e proporciona um gasto médio de 500 calorias por hora. E tem mais: esse é o tipo de exercício ideal para garantir pernas bem torneadas e bumbum durinho e empinado. 

Gap

Praticar 50 minutos da aula localizada com foco nos glúteos, no abdome e nas pernas é o bastante para turbinar esses grupos musculares e desfilar um corpo de dar inveja por aí. A aula queima, em média, 350 calorias, e seu EPOC pode durar até UMA HORA E MEIA, desde que os exercícios sejam feitos em uma intensidade de moderada a forte e com uso de pesinhos.

Power Jump
 
Ocupando o quinto lugar do pódio estão as atividades que envolvem saltos. Uma aula turbinada de power jump, com duração de 50 minutos, faz que seu corpo continue queimando calorias por até UMA HORA E MEIA depois do treino. Você fica sarada, com as pernas e o bumbum super em forma e ainda melhora o seu condicionamento físico. A atividade, que é deliciosa de fazer, ainda queima 600 calorias por hora, em média. Step Subir e descer escadas traz mais benefícios à saúde e à aparência do que você imagina! Uma aula turbinada de step na academia, por no mínimo 30 minutos, garante que você continue com o metabolismo acelerado por até UMA HORA depois da prática. O gasto calórico chega a 600 calorias por hora. Como se não bastasse, você ainda esculpe a silhueta com um trabalho intenso de pernas e glúteos e turbina a coordenação motora!

Tênis

Jogar tênis é ótimo para tonificar o corpo e distrair a mente, já que o esporte é praticado em dupla. O que, inclusive, contribui para que a intensidade desta atividade seja ainda maior. Em 60 minutos de aula, o gasto calórico pode chegar a 600 calorias e ainda promove uma aceleração do ritmo natural do seu corpo, resultando em um EPOC de mais ou menos UMA HORA. Você seca as gordurinhas e ainda trabalha braços e pernas pra valer! A atividade também melhora a coordenação motora, aumenta a força muscular e fortalece ossos e articulações.

Dança

Para quem quer eliminar os quilinhos extras e ainda dar uma relaxada geral, dançar é uma ótima opção. Isso porque a atividade mobiliza quase todos os grupos musculares, exigindo que uma série de movimentos diferenciados seja feita em sequência e em um ritmo estabelecido. Por causa desse conjunto de fatores, a dança pode promover um gasto calórico de 350 calorias por aula. E uma ótima notícia: se a prática for mantida em uma intensidade de moderada a forte por até uma hora, sem muitos intervalos, o corpo passará mais UMA HORA em plena atividade, mesmo que você esteja confortavelmente sentada em seu sofá. A dança também ajuda a tonificar o corpo todo, melhora o condicionamento, a coordenação e, principalmente, o humor.

Alimentação para turbinar o EPOC

A alimentação correta após o treino pode potencializar o EPOC e seus benefícios. De maneira geral, a melhor pedida é apostar em alimentos proteicos com baixo teor de gordura, como aves, peixes e ovos, que ajudam na recuperação muscular. Eles podem ser combinados com fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico, que repõem as energias perdidas durante o treino, como o pão e as frutas. "Se o treino for intenso e durar mais de uma hora e meia, é obrigatório consumir carboidrato depois", alerta Janete Neves, nutricionista funcional da Clínica Esportiva (SP). Sempre que possível, dê preferência aos integrais. A seguir, você confere três opções de lanches balanceados para o pós-treino.

Manhã
- 2 fatias de pão integral
- 2 ovos mexidos
- 1 fatia de peito de peru
- 1 copo (300 ml) de iogurte light

Tarde
- 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes e legumes
- 1 wrap integral - 2 col. (sopa) de frango desfiado
- 1 col. (sobremesa) de maionese light

Noite
- 1 medida de whey protein de baunilha
- 6 morangos
- 1 pote (180 ml) de iogurte natural desnatado
- 2 col. (sopa) de gelatina de morango diet

Modo de fazer 
Bata todos os ingredientes no liquidificador e adicione gelo à vontade

Outras Notícias & Dicas

Mostrando 1 - 5 de 131 registros encontrados
  • Página: 1 de 27


Atividades

Avaliação

GH Fit
Gustavo Henrique
Tel: (71) 8822-8661 | E-mail: contato@ghfit.com.br